Minha história
Desde jovem, sempre soube que minha missão era construir uma carreira que pudesse fazer a diferença na vida das pessoas. A paixão por ajudar e transformar vidas sempre me impulsionou. Desde cedo, minha vocação era clara: seria professora, seguindo os passos de minha mãe, ou psicóloga. Surpreendentemente, no decorrer da jornada, acabei unindo essas duas paixões.
Entretanto, meu caminho tomou uma reviravolta inesperada aos 18 anos, quando decidi me casar e mudar para o Japão. Lá, vivi intensamente os desafios de ser uma imigrante, desde as dificuldades com a identidade cultural até jornadas exaustivas de trabalho em uma fábrica, a distância da família e a imersão em uma nova língua. Após quase seis anos, retornei ao Brasil com uma bagagem de aprendizados valiosos.
O desejo de estudar psicologia nunca arrefeceu. Assim que retornei, mergulhei de cabeça nos estudos, iniciando uma trajetória acadêmica que se tornou minha dedicação em tempo integral. Desde o primeiro período na faculdade, a Iniciação Científica capturou minha atenção, levando-me a seguir pelo mestrado e doutorado. No percurso, especializei-me em casais e famílias, além de buscar diversas formações complementares.
Minha atuação abrange uma variedade de temas, desde desenvolvimento humano, depressão, avaliação psicológica até diabetes, psicologia transcultural e Terapia Cognitivo-Comportamental. Com dedicação e expertise, integro meu amor pelo conhecimento à prática clínica e ao ensino, adotando uma abordagem holística e compassiva para compreender e transformar a experiência humana.
Atualmente, sou professora na Faculdade de Minas e na Faculdade Arnaldo Janssen, ambas em Belo Horizonte. Além das aulas, mantenho um consultório particular, comprometendo-me a proporcionar tranquilidade a todos os meus pacientes e atender às suas necessidades. A experiência no Japão me permite oferecer suporte a brasileiros ao redor do mundo, auxiliando-os na adaptação transcultural e na busca por uma vida mais significativa.
Cada cliente é fundamental para mim, e me empenho em ajudá-los a encontrar as respostas que procuram. Desde 2014, tenho trabalhado com uma variedade de pacientes, cada um enfrentando circunstâncias únicas em suas vidas. Além disso, tive a oportunidade de contribuir para a saúde mental em uma empresa multinacional, coordenando projetos e desenvolvendo programas para o bem-estar dos colaboradores.
Minhas experiências incluem o atendimento a brasileiros no Japão, participação em eventos comunitários e colaboração com empresas locais. Atualmente, continuo trabalhando remotamente com essas pessoas e projetos. Minhas contribuições científicas incluem publicações em capítulos de livros e artigos, além de participações em diversos congressos, onde apresentei trabalhos, ministrei palestras e cursos. Meu compromisso é proporcionar suporte, compreensão e transformação para aqueles que buscam meu auxílio.
​
​
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
Minha formação
Formação e experiência
Formação Acadêmica / Titulação
-
Doutorado em Psicologia na área de Cognição e Comportamento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), concluído em 2021. Título da tese: "Programa Psicoeducativo para Depressão e Ansiedade para Pessoas com Diabetes Mellitus (PROPSID)".
-
Especialização em Terapias Sistêmico-Cognitivas com Casais e Famílias pelo Instituto de Ensino, Pesquisa e Atendimento Individual e Familiar (InTCC), concluída em 2019.
-
Mestrado em Psicologia, com foco em Desenvolvimento Humano, também pela UFMG, obtido em 2017.
-
Graduação em Psicologia pela UFMG em 2014.
Formação Complementar
-
Terapia dos Movimentos Sistêmicos.
-
Transtornos Depressivos: Diagnósticos e Intervenções Terapêuticas.
-
Regulação Emocional.
-
Capacitação em Pesquisa Clínica.
-
Curso Básico de Diabetes.
-
Autocuidado: como apoiar a pessoa com diabetes.
-
Introdução à Avaliação em Saúde.
-
Avaliação dos Transtornos do Neurodesenvolvimento.
-
Terapia Cognitivo-Comportamental em Grupos.
-
Formação Técnico-Pedagógica para Tutores de EaD.
-
Terapia Comportamental Dialética.
-
Psicofarmacologia.
-
Perícia Forense.
Experiência Profissional
-
Pesquisadora na UFMG, atuando no Laboratório de Processos Cognitivos desde 2015.
-
Atuação como Psicóloga Voluntária no Hospital das Clínicas da UFMG, realizando atendimento e avaliação psicológica de pacientes com diabetes.
-
Psicóloga no Projeto Sakura, oferecendo orientação e atendimento psicológico à comunidade brasileira residente no Japão.
-
Senior Manager e Coordenadora clínica da Wellz/Gympass, criando programas clínicos e supervisionando a atuação técnico-clínica de psicólogos.
-
Professora Adjunta na Faculdade de Minas, lecionando disciplinas como Estágio Supervisionado em Práticas Psicossociais Clínicas; Projeto Aplicado: Tecnologias e Inovação na Psicologia; Teorias Psicológicas: Cognitivo-Comportamental e Psicologia do Desenvolvimento: Infância.
-
Professora na Faculdade Arnaldo, lecionando disciplinas como Estágio Supervisionado IV: Terapia Cognitivo-Comportamental e Psicodiagnóstico.
Prêmios e Reconhecimento
-
Melhor trabalho no I Congresso Online e VI Jornada Internacional de Terapias Cognitivas e Comportamentais (2020).
-
Segundo melhor pôster no Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas (2017).
-
Terceiro lugar no prêmio Luiz Marcelino de Oliveira pela Sociedade Brasileira de Psicologia (2015).
-
Relevância Acadêmica e Menção Honrosa na adaptação para o português do Cognitive Triad Inventory for Children (2013).
Publicações
Artigos completos publicados em periódicos​
-
LARA, A. C. D. C. ; OHNO, P. M. ; FROESELER, M. V. G. ; TEODORO, M. L. M. . Relações familiares, cognições disfuncionais e problemas emocionais e comportamentais dos filhos. Ciencias Psicológicas, v. 16, p. e-2370-e-2370, 2022.
-
OHNO, PRISCILLA MOREIRA; JESUS, ROBERT SANTOS MESSIAS DE ; MEDEIROS, HELOÍSA MARIA DE FREITAS ; TEODORO, MAYCOLN LEÔNI MARTINS . Programa psicoeducativo para pessoas com diabetes (PROPSID): intervenção em grupo on-line para ansiedade e depressão. REVISTA BRASILEIRA DE TERAPIAS COGNITIVAS (IMPRESSO), v. 18, p. 51-59, 2022.
-
RESENDE, KÊNIA IZABEL DAVID SILVA DE ; TEODORO, MAYCOLN LEÔNI MARTINS ; BARROS, VÍVIAM VARGAS DE ; OHNO, PRISCILLA MOREIRA . Os efeitos das Intervenções Baseadas em Mindfulness (IBM) na saúde mental de estudantes universitários: um estudo de revisão sistemática. REVISTA BRASILEIRA DE TERAPIAS COGNITIVAS (IMPRESSO), v. 17, p. 2-15, 2021.
-
FROESELER, M. V. G. ; OHNO, P. M. ; TEODORO, M. L. M. . Construção e validação inicial do Inventário de Pensamentos Automáticos Negativos e Positivos para Adolescentes (IPANPA). CONTEXTOS CLÍNICOS, v. 11, p. 184-196, 2018.
-
OHNO, P. M.; FROESELER, M. V. G. ; TEODORO, M. L. M. . Adaptação e Propriedades Psicométricas da Escala de Atitudes Disfuncionais para Crianças e Adolescentes (DAS-C). ESTUDOS DE PSICOLOGIA, v. 35, p. 171-180, 2018.
-
NEUFELD, C. B. ; CARVALHO, A. V. ; OHNO, P. M. ; TEODORO, M. L. M. ; SZUPSZYNSKI, K. P. R. ; AL., E. . Terapia Cognitivo-Comportamental nos cursos de graduação em Psicologia: Um mapeamento nacional. REVISTA BRASILEIRA DE TERAPIA COMPORTAMENTAL E COGNITIVA (ONLINE), v. 20, p. 86-97, 2018.
-
BARRETO, I. S. ; OHNO, P. M. ; FROESELER, M. V. G. ; TEODORO, M. L. M. . Cognitive Vulnerability and Stress for Emotional and Behavioral Problems in Children and Adolescents: A Longitudinal Study. JOURNAL OF COGNITIVE PSYCHOTHERAPY, v. 32, p. 272-284, 2018.
-
OHNO, P. M.; COUTO, L. D. S. ; TEODORO, M. L. M. . Cognições Disfuncionais em Pessoas com Diabetes Mellitus: Uma Revisão da Literatura. Revista E-Psi, v. 8, p. 20-34, 2018.
-
TEODORO, M. L. M. ; OHNO, P. M. ; FROESELER, M. V. G. . Estrutura Fatorial e Propriedades Psicométricas do Inventário da Tríade Cognitiva. Revista de Psicologia : Teoria e Prática (Online), v. 18, p. 87-99, 2016.
-
ANDRADE, A. A. ; OHNO, P. M. ; MAGALHAES, C. G. ; BARRETO, I. S. . Treinamento de Pais e Autismo: Uma Revisão de Literatura. CIÊNCIAS & COGNIÇÃO (UFRJ), v. 21, p. 7-22, 2016.
-
TEODORO, M. L. M. ; FROESELER, M. V. G. ; ALMEIDA, V. M. ; OHNO, P. M. . Cognitive Triad Inventory for Children: Adaptation and psychometric properties. Avaliação Psicológica (Online), v. 14, p. 63-72, 2015.
-
ANDRADE, A. A. ; CAMARGOS JUNIOR, W. ; OHNO, P. M. ; TEODORO, M. L. M. . Teoria da Mente em Pais de Pessoas com Autismo: Uma Análise Comparativa. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 28, p. 789-795, 2015.
-
SOUZA, A. V. ; MELO, C. M. ; MAGALHAES, C. G. ; VILACA, F. C. ; ALTEMAR, L. ; FALEIROS, M. J. M. ; ALMEIDA, N. C. ; OHNO, P. M. ; FIGUEIREDO, R. C. . Entre abraços e pés descalços: Uma experiência no centro socioeducativo Horto. Lamparina: Revista de Ensino do Teatro, v. 1, p. 11-19, 2014.
Capítulos de livros publicados​
-
TEODORO, M. L. M. ; OHNO, P. M. . Desenvolvimento do sistema de crenças. In: C. B. Neufeld; E. M. O. Falcone; B. P. Rangé. (Org.). PROCOGNITIVA Programa de Atualização em Terapia Cognitivo-Comportamental: ciclo 4. 1ed.Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2017, v. 1, p. 9-54.